Cantor e Compositor
03 / 05 / 1933 <==> 25 / 12 / 2006]
James Joseph Brown, também conhecido popularmente como "James Brown", foi um grande cantor e compositor norte americano, o que é conhecido mundialmente como o "Pai do Soul", um estilo de música.
James Brown nasceu em uma família pobre no dia 15/03/1933, em Barnwell, estado da Carorina do Sul - EUA.
Sustentado por amigos e. James Brown passou muito tempo na rua, onde se envolveu em diversas atividades criminosas.
Enquanto estava e uma escola "reformatório" para delinquentes, Brown conheceu Bobby Byrd, cuja família conseguiu resgatá-lo posteriormente quando em sua saída.
Em seguida, Brown entrou em um grupo musical de Byrd, que finalmente se tornou o "Famous Flames".
Primeiro sucesso de James Brown com o grupo foi "Please, Please, Please", em 1956.
Seu estilo único de dança foi uma inspiração para aqueles que vieram depois dele, incluindo Michael Jackson e Prince.Como um prolífico cantor, compositor, dançarino e bandleader, Brown foi uma força fundamental na indústria da música.
Deixou sua marca em diversos artistas ao redor do mundo, influenciando até mesmo os ritmos da música popular africana, como o afrobeat, juju e mbalax, e forneceu o modelo para todo um subgênero do funk, o go-go.
Casado quatro vezes, ele foi acusado de abusar de sua terceira esposa.
Ele também passou um tempo na prisão por portar uma arma de fogo em público, e também por ser perseguido pela polícia em alta velocidade.
Quinze anos depois, o Estado da Carolina do Sul o perdoou.
Sua carreira abrangeu também a atuação em vários filmes, sendo os mais famosos, "The Blues Brothers" (1980) e "Dr. Detroit" (1983).
Em 23 de Dezembro de 2006, James Brown, doente, apareceu no escritório do seu dentista em Atlanta, Geórgia várias horas depois do horário marcado para um implante dentário.
Durante esta visita, o dentista de Brown observou que ele parecia "muito mal… fraco e tonto".
Ao invés de fazer o implante, o dentista recomendou que Brown fosse ao médico imediatamente.
Brown foi então ao Hospital Crawford Long na Universidade de Emory em Atlanta em 24 de Dezembro de 2006 para uma avaliação médica de suas condições, e deu entrada neste hospital para observação e tratamento.
De acordo com Charles Bobbit, amigo e agente de longa data, Brown tinha estado doente e com tosse desde de seu retorno de uma viagem a Europa em Novembro.
Bobbit acrescentou que era característico de Brown nunca contar ou reclamar a alguém sobre estar doente, inclusive durante shows.
Embora Brown tivesse cancelado shows em Waterbury (Connecticut) e Englewood, Brown estava confiante que o médico iria dispensá-lo do hospital a tempo de realizar shows na véspera do Ano Novo.
Para as celebrações de Ano Novo, Brown estava agendado para se apresentar no Teatro Count Basie em Nova Jérsei e no B. B. King Blues Club em Nova Iorque, além disso faria uma apresentação ao vivo na CNN no programa especial de fim de Ano de Anderson Cooper.
No entanto, Brown permaneceu internado e seu estado de saúde piorou ao longo desse dia.
Em 25 de Dezembro de 2006, Brown morreu aproximadamente a 1:45 da manhã insuficiência cardíaca resultante de complicações da pneumonia, estando ao seu lado, seu agente Frank Copsidas e seu amigo Charles Bobbit.
De acordo com Bobbit, Brown proferiu as palavras "Estou indo embora esta noite".
Após a morte de Brown, parentes e amigos, muitas celebridades e milhares de fãs compareceram aos funerais realizado no Apollo Theater em Nova Iorque em 28 de Dezembro de 2006 e na James Brown Arena em 30 de Dezembro de 2006 em Augusta.
Um funeral separado também ocorreu na cidade de North Augusta, Carolina do Sul em 29 de Dezembro de 2006, onde compareceram amigos e a família.
Algumas das celebridades que compareceram aos funerais: Michael Jackson, Joe Frazier, Dick Gregory, MC Hammer, Jesse Jackson, Bootsy Collins, LL Cool J, 50 Cent e Don King.
Todos os funerais foram presididos pelo reverendo Al Sharpton.
James Brown assinou seu testamento em 1° de Agosto de 2000, perante o advogado Strom Thurmond, Jr.
Albert "Buddy" Dallas foi nomeado como um dos três representantes pessoais dos imóveis de Brown.
O testamento de Brown cobria seus bens pessoais, como roupas, carros e jóias, direitos de música e a empresa James Brown Enterprises.
Durante a leitura do testamento em 11 de Janeiro de 2007, Thurmond revelou que os seis filhos adultos de Brown (Terry Brown, Larry Brown, Daryl Brown, Yamma Brown Lumar, Deanna Brown Thomas e Venisha Brown) estavam no testamento.
Hynie e James II não estavam inclusos.
O testamento de Brown foi assinado 10 meses antes do nascimento de James II e mais de um ano antes do casamento de James com Tomi Rae Hynie.
Em 24 de Janeiro de 2007, os filhos de Brown abriram um processo contra os representantes pessoais dos imóveis de Brown.
Em sua petição, pediam a côrte para remover os representantes dos imóveis de seu pai (incluindo o advogado de Brown e Albert "Buddy" Dallas) e que fosse apontado um novo administrador.
Após os serviços funerários públicos o corpo de James Brown permaneceu no caixão em uma sala com temperatura controlada.
O caixão de Brown mais tarde mudou-se para um local desconhecido, enquanto seus filhos e Tomi Rae Hynie se envolveram em disputas sobre o lugar de descanso final de Brown e assuntos relacionados ao seu testamento.
Mais de dez semanas após a morte de Brown, os filhos e Hynie decidiram onde o corpo ficaria temporariamente.
Brown foi enterrado em 10 de Março de 2007 em uma cripta na casa de Deanna Brown Thomas, uma das filhas de Brown.
De acordo com a família de James, o corpo permanecerá enterrado neste local temporário até que um mausoléu seja construído.
Para transformar o local de descanso de Brown em uma atração para visitantes, a família de Brown planeja consultar a família de Elvis Presley no sentido de converter o local em atração similar a Graceland.
Existe uma controvérsia sobre onde está sepultado o corpo de James Brown.
Segundo o Daily Mirror, a filha do cantor e compositor norte-americano James Brown afirmou que o corpo de seu pai foi roubado.
LaRhonda Pettit, disse ainda que descobriu o ocorrido quando a família decidiu que realizaria uma autópsia no corpo de Brown porque sua morte foi um tanto confusa para os parentes.
Segundo LaRhonda, o corpo do pai foi removido para impedir que fosse feita uma autópsia para identificar a verdadeira causa de sua morte.
No entanto, dizem que essa informação é falsa, e que o corpod e James Brown está ainda em uma cripta nas dependências da residência de sua filha, Deanna Brown Thomas.
Notícias mais precisas não foram divulgadas.
James Brown morreu em 25/12/2006 com 73 anos de idade em Atlanta (Geórgia - USA), vítima de induficiência cardíaca provocada por pneumonia.
Causa da Morte: Insuficiência Cardíaca provocada por complicações de pneumonia.
Sepultamento: Possivelmente em uma cripta nas dependências da residência de sua filha, Deanna Brown Thomas, mas sem informações precisas, devido aos rumores de que o corpo havia desaparecido (não confirmado).